Slide #1 image

SPH - Smoothed Particle Hydrodynamics

É uma técnica para simulação de escoamentos com superfícies livres, onde fenômenos tais como o impacto de ondas em barragens, em estruturas offshores ou em embarcações podem ser avaliados. SPH nada mais é do que uma forma de computar a dinâmica dos fluidos usando uma abordagem lagrangeana para resolver as equações de Navier-Stokes.

Sobre SPH - Smoothed Particle Hydrodynamics

Smoothed Particle Hydrodynamics é um método Lagrangeano para a obtenção da solução numérica aproximada das equações da dinâmica de fluidos, substituindo o fluido em questão por um conjunto de partículas. Para o matemático, as partículas são simplesmente pontos de interpolação a partir das quais podem ser calculada as propriedades do fluido. Para o físico, as partículas SPH são pontos materiais que podem ser tratados como qualquer outro sistema de partículas. Na Engenharia, é possível lançar mão dessa técnica para resolver problemas de escoamento com superfícies livres, particularmente em problemas envolvendo movimento de líquido e a sua interação com superfícies rígidas, tais como plataformas marítimas, docas, pontes, barragens, embarcações, entre outras.

Slide #3 image

SPH na Engenharia Naval e Ambiental

Atrelado às técnicas tradicionais de CFD, o SPH tem sido muito vantajoso para cálculo de estruturas submedidas a intempéries, tipicamente devido a movimento de massas, tais como deslizamento de rochas, lama, ondas marítmas ou fluviais. Ainda, é possível calcular as forças devido ao impacto de ondulação em embarcações, bem como a sua flutuabilidade.

NextPrev

DNS e SPH

A DNS faz uso intensivo de CFD clássico e SPH em suas análises e projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento. A formação de seus engenheiros em renomadas instituições brasileiras, com larga experiência no setor produtivo e científico, atrelado ao uso de um sofisticado conjunto de softwares livres, a credencia a realizar simulações numéricas de alto impacto e confiabilidade.

A DNS é pioneira no Brasil no uso de CFD baseado em softwares livres para fins produtivos. Nossas contribuições já atingiram variados setores da industria brasileira, tais como a automotiva, aeroespacial, mineralogia, siderurgia, bancária, linha branca, entre outras, sendo que os resultados apresentados proporcionaram, para essas empresas, ganhos em desempenho e diminuição do tempo de projeto.

Os engenheiros da DNS estão em sintonia com as mais avançadas e eficientes tecnologias disponíveis nas áreas de simulação computacional. Empregam técnicas avançadas de High Performance Computing (HPC) em conjunto com os mais avançados códigos de CFD open source disponíveis. A DNS possui um parque próprio de máquinas para computação científica, e quando necessário, lança mão de servidores em núvens (cloud computing), tornando-a capaz de resolver problemas altamente complexos em escala industrial.