Slide #1 image

A Arte da Dinâmica dos Fluidos Computacional

CFD é a Arte de substituir as equações diferenciais que descrevem o escoamento de fluidos por um conjunto de equações algébricas que podem, por sua vez, ser resolvidas com o auxílio de computadores, de forma a se obter uma solução aproximada do problema original.

Sobre CFD - Computational Fluid Dynamics

Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) é o uso da matemática aplicada, física e ciência computacional para calcular e visualizar o escoamento de um fluido (gás ou líquido), bem como a forma como o gás ou líquido interage os objetos ao redor de sua trajetória. A Dinâmica dos Fluidos Computacional é baseada nas equações de Navier-Stokes. Estas equações descrevem como quantidades, tais como: velocidade, pressão, temperatura, e a densidade de um fluido em movimento se relacionam. Usando técnicas avançadas em CFD, a DND tem produzido ao longo do tempo, resultados válidos e de suma importância para projetos de engenharia nas mais diversas áreas do conhecimento, auxiliando nossos clientes no entendimento físico de seus produtos e processos.

Slide #3 image

Malha Computacional

As equações diferenciais parciais que descrevem o fluxo de um fluido geralmente não são passíveis de soluções analíticas, exceto para casos muito simples. Por conseguinte, os domínios de cálculo são divididos em subdomínios. Os subdomínios são muitas vezes chamados de células, bem como o conjunto de todos as células é chamado de uma malha computacional.

NextPrev

DNS e CFD

A DNS faz uso intensivo de CFD em suas análises e projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento. A formação de seus engenheiros em renomadas instituições brasileiras e com larga experiência no setor produtivo e científico, atrelado ao uso de um sofisticado conjunto de softwares livres, a credencia a realizar simulações numéricas de alto impacto e confiabilidade.

A DNS é pioneira no Brasil no uso de CFD baseado em softwares livres para fins produtivos. Nossais contribuições já atingiram variados setores da industria brasileira, tais como automotiva, aeroespacial, mineralogia, siderurgia, bancária, linha branca, entre outras, sendo que os resultados apresentados proporcionaram, para essas empresas, ganhos em desempenho e diminuição do tempo de projeto.

Os engenheiros da DNS estão em sintonia com as mais avançadas e eficientes tecnologias disponíveis nas áreas de simulação computacional. Empregam técnicas avançadas de High Performance Computing (HPC) em conjunto com os mais avançados códigos de CFD open source disponíveis. A DNS possui um parque próprio de máquinas para computação científica, e quando necessário, lança mão de servidores em núvens (cloud computing), tornando-a capaz de resolver problemas altamente complexo em escala industrial