Slide #1 image

FEM - Finite Elements Methods

O método de elementos finitos é tradicionalmente um ramo da mecânica dos sólidos. Hoje esse método é comumente utilizado em problemas multifísicos. Embora a DNS seja especializada em CFD, temos em nosso quadro especialistas que atuam na área de cálculo mecânico estrutural, capacitados para responder às mais diversa demandas do setor.

Sobre FEM - Finite Elements Methods

Método de Elementos Finitos (FEM) é o uso da matemática aplicada, física e software computacional principalmente para o dimensionamento estrutural ou determinação de campo de tensões e deformações devido a carregamento estático ou dinâmico. A DNS utiliza-se de um sofisticado conjunto de softwares open source, que atrelado ao conhecimento de especialistas com pós graduação em nível de doutorado em renomadas intituições brasileira, produzem resultados válidos e de suma importância para projetos de engenharia, auxiliando diversas empresas no entendimento físico e dimensionamento de seus produtos.

Slide #3 image

Vantagens do uso de FEM

Geometrias complexas e irregulares. Cargas genéricas. Diferentes materiais. Uso de diferentes condições de contornos. Fácil modificação geométrica. Problemas estáticos e dinâmicos. Materiais com características não lineares.

NextPrev

DNS e FEM

A partir de uma demanda de um cliente de CFD nos idos de 2014, a DNS aumentou sua abrangência em simulações computacionais. Internalizou, com o auxílio de engenheiros doutores, as técnicas baseadas em métodos de elementos finitos para cálculos estruturais, aumentado sua abrangência e portanto seu portifólio.

Dentro da filosofia que norteia suas simulações, isto é, baseado totalmente em softwares open-source, a DNS possui hoje um amplo conhecimento técnico para oferecer a seus clientes uma moderna gama de soluções numéricas para problemas de natureza compatível com elementos Finitos.

Dentro dessa ótica, podemos atuar, por exemplo, nas seguintes áreas do conhecimento:

  • Análise estruturais: vigas, pontes, plataformas petrolíferas...
  • Mecânica dos sólidos: engrenagens, automotiva...
  • Dinâmica: vibrações, impacto...
  • Análise térmica: disco de freio, radiação sobre superfícies aletadas...
  • Biomateriais: próteses humanas...